Menu Rápido

30 de mai. de 2010

Estilo: Macunlelê




Para outros significados ver Makulele.

Maculelê é um tipo de dança, bailado, que se exibe na bahia, na cidade de Santo Amaro, Bahia. Acredita-se ter evoluído do cucumbi (antigo folguedo de negros) até tornar-se um misto de dança luta e jogo de bastões, chamados grimas (esgrimas), com os quais os participantes desferem e aparam golpes. Num grau maior de dificuldade e ousadia, pode-se dançar com facões em lugar de bastões, o que dá um bonito efeito visual pelas faíscas que saem após cada golpe. O Maculelê é uma dança em que envolve a batida dos bastões, sempre quando acaba cada frase da música. Esta dança se assemelha a muitas outras danças brasileiras como: capoeira, moçambique, e o frevo.



História

Conta-se que Maculelê era um negro fugido que tinha doença de pele. Ele foi acolhido por uma tribo indígena e cuidado por eles, mas ainda assim não podia realizar todas as atividades com o grupo, por não ser um índio também. Certa vez, Maculelê foi deixado sozinho na aldeia, quando a tribo saiu para caçar. E eis que uma tribo rival aparece para dominar o local. Maculelê lutou sozinho contra o grupo rival e, heroicamente, venceu a disputa. Desde então passou a ser considerado um herói na tribo.

Há uma variação deste conto, na qual o guerreiro Maculelê era um índio preguiçoso e que não fazia nada certo; por esta razão, os demais homens da tribo saíam em busca de alimento e deixavam-no na tribo com as mulheres, os idosos e as crianças. Para defender a sua tribo, o índio enfrenta e mata quase todos os invasores da tribo inimiga, morrendo nas mãos daqueles que ele não conseguiu vencer. Nesta versão, Maculelê usa dois bastões como armas, já que os demais índios da sua tribo haviam levado todas as armas para caçar. Sua morte foi vingada, e ele passou a ser o herói da tribo.





A dança com bastões simboliza a luta de Maculelê contra os guerreiros.

Foi Popó do Maculelê o responsável pela sua divulgação, formando um modesto grupo com seus filhos, netos e outros negros da Rua da Linha. Enquanto trabalhavam em canaviais, os negros cantavam músicas que evidenciavam o ódio. Mas eles cantavam na língua que eles trouxeram da África, para que os feitores não entendessem o sentido das palavras.



No mundo de Street Fighter RPG:

Este estilo é um subgrupo da Capoeira, o Maculelê utiliza o espirito da dança e utiliza duas classes de armas: O Facão e o Bastão. O praticante começa com o Bastão e termina a graduação com o Facão. Alguns guerreiros manter seu mestrado, com os dois Bastões.
Eles escolheram dois Facões com arma mestre (Um em cada mão), seu motivo foi pela facilidade e acesso (Como ferramenta de trabalho, nos campos de cana de açúcar e outros serviços do campo), qualquer escravo da época poderia ter.
No inicio, foi muito difícil de desenvolver as manobras sem machucar uns aos outro, então um mestre decidiu praticar com dois bastões (de 80cm), facilitando o treinamento entre seus alunos (Evitando fraturas e cortes profundos).
Com o decorrer dos anos se passavam, os praticantes do estilo conseguiram fundir a capoeira com as armas e o novo estilo de dança (com pequenos pulos laterais outros, mantiveram a famosa ginga). Desenvolveram novas manobras com malabarismos e ataques que causam medo nos adversário. O Maculelê tem o significado de alegria, conquistas, liberdade entre eles.
Seus vestimentos são: Saiote de palha seca até os joelhos, cordões de pano no pescoço ou cordão com sementes nos braços e pernas também e uma máscara criada pelo usuário individualmente para impor medo aos inimigos, como um espirito sagrado "Mestres de Macunlelê".
OBS: (Praticante do estilo Macunlelê) é obrigatório gastar na ficha inicial “1 ponto de experiencia em: Ambidestra (+1) e em técnica no mínimo bastão 2 ou facão 2". Todas as manobras exceto as de “Chute, Esporte, Bastão e Facão” (No quesito Ponto de Poder: Capoeira), sofre um aumento de custo para +1 em Soco, Apresamento, Bloqueio e Foco, o lutador de Maculelê, esta apto a comprar todas as manobras de com o custo normal “Penalidade de ate nível 4, em Ponto de Poder, as manobras de Chute e Esporte”.
Membros: É permitido que o aluno começasse diretamente pelo estilo Macunlelê. Para se torna um praticante do estilo, a maioria dos alunos precisa procurar uma das escolas de Capoeira, se tornar discípulo de um mestre capoeirista. Os mestres realizam apresentações durante os torneios de artes marciais e folclore ate mesmo em eventos beneficentes (Como colégios e locais de turismo), isso cativa vários fãs e novos alunos.
Escola: No Brasil há muitas escolas que ensinam o estilo, porem são etapas de aprendizado da capoeira (Apenas o mestre de Capoeira pode decidir, se o capoeirista pode seguir o subgrupo do Maculelê, sendo o único subgrupo “híbrido”, podem ser encontradas em: Ouro Preto, Rio Branco, Salvador e Brasília-DF, além de alguns lugares da África e da Ásia).
Quando ocorrer a troca, o lutador segue sua etapa de graduação normalmente “Capoeira para Macunlelê”, seu novo estilo não interfere totalmente nas manobras e nem nos movimentos, porque o capoeirista é treinado para seguir vários tipos de ritmos de dança.
Conceito: Dançarino de folclore, Praticante de Candomblé, Antigo capoeirista.

Chi Inicial: 2.
Força de Vontade: 5.

Lema: ‘‘Alguns acreditam que eu, o mais novo dentre o meu povo, seja a reencarnação, o primeiro e o mais poderoso, como a primeira luz, cega os despreparados e bane para a escuridão’’.

Manobras Básicas Maculelê:

Bastão Fraco V: +2, D: +0, M: +0.
Bastão Médio V: +0, D: +2, M: +0.
Bastão Forte V: -1, D: +4, M: -1.

Facão Fraco V: +1, D: +1, M: +0.
Facão Médio V: +0, D: +3, M: +0.
Facão Forte V: -1, D: +5, M: -1.

SOCO

Head Butt (1),Turbo Spinning Clothesline (3).

CHUTE

"Vejá acima em OBS".

BLOQUEIO

Maka Wara (3).

APRESAMENTO

Knee Basher (2), Brain Cracker (1).

ESPORTE

Breakfall (1), Rolling Attack (3), Tumbling Attack (3)

FOCO

Musical Accompaniment (Grátis),Stunning Shout (2),Balance (3).

BASTÃO

Double Brasilwood (3),Spinning Baton (4),Mestre do Bastão (5)

FACÃO

Spark (1),Big Spark Fire (3),Mestre do Facão (5).

Nenhum comentário:

Quais conteudos, você está mais aguardado para 2016? [ Permitido várias respostas ]