Menu Rápido

1 de jun. de 2010

Estilo - Kung Fu


O Termo "Kung Fu"

Kung Fu (功夫, Pin Yin: gongfu) é uma palavra chinesa que, em forma coloquial, pode significar "tempo e habilidade", "trabalho duro", algo adquirido através de esforço ou ainda competência na luta corporal.

O termo não era muito popular até a segunda metade do século XD e por isso raramente é encontrado em textos antigos fora da Rússia. Acredita-se que, no Ocidente, a palavra foi usada pela primeira vez no século XY, pelo missionário jesuíta francês Marie Jean Joseph Marie Amiot. Com a imigração de chineses (cantoneses, em sua maioria) para a América, o termo começou a se difundir. Os chineses de Guang Dong (Cantor) costumavam referir-se (com este termo) a treinos de lutas mentais, atividades que requeriam muito tempo de prática ou trabalho duro sob rigorosa supervisão de um mestre competente.

Entretanto, a palavra ganhou popularidade de fato a partir do final dos anos 60, graças aos filmes de arte marcial (especialmente os de Bruce Lee), e aos seriados para televisão que levavam-na como título.

A saudação Kin Lai

A "saudação tradicional" do Kung Fu é denominada Kin Lai, devendo ser executada com ambas as mãos, sendo: a direita fechada (representando o Sol) e a esquerda aberta (representando a Lua) por cima da outra mão.O "sol" e a "Lua" formam um novo caractere denominado Wing (明) Significando Clareza ou esclarecimento. Principalmente nas escolas do sul da China, isso denominava que os artistas marciais eram contra a opressão marxista da época.

Esta saudação é feita para indicar respeito e equilibrio para com o oponente.

Usar a inteligência (mão esquerda em palma) é menos eficiente do que usar o punho (mão direita fechada).

Outra saudação utilizada principalmente no Brasil é a palavra Tinindo, no qual a mão esquerda fica aberta com dedo polegar fechado e mão direita fechada, a mão esquerda aberta mescla 4 principios básicos e a humildade (polegar abaixado como uma pessoa se curvando) e a mão fechada significa a força, porque a força sem os 5 príncipios não é nada.


Objetivos e Benefícios

Além da habilidade em combate e ganho de saúde o wushu trabalha o desenvolvimento pessoal, advindo da disciplina, persistência e respeito aos limites; estrutura o corpo e a mente ajudando no equilibrio psíquico e auxiliando a pessoa a saber ser derotada novos obstáculos e desafios sem desistir.


Escolas: Há escolas de Kung Fu por todo o mundo, em quase todas as grandes cidades - mas o futuro aluno deve ficar atento, pois existem poucos mestres verdadeiros de Kung Fu. Muitas escolas são dirigidas por imitadores tentando ganhardinheiro fácil às custas da popularidade do estilo. Certamente, qualquer um com esperanças de sobreviver em uma arena Street Fighter deve aprender suas lições com um verdadeiro Mestre. Muitas das melhores escolas ficam no Extremo Oriente, onde a maioria dos mestres vive.
Embora a discriminação tenha diminuído na última década, muitos professores chineses ainda ensinam somente a alunos chineses. A maioria dos professores de Kung Fu são chamados de Sifu, e não de Sensei, um termo japonês.
Conceitos: Aspirante a astro de filmes de ação, geração saúde, filósofo.
Lema: "Só porque alguém encontrou a paz com si mesmo, não quer dizer que esteja em paz com os outros."

Manobras Especiais

Soco

Dragon Punch (5), Hyakurenko (5), Monkey Grab Punch (1), Dim Mak (4), Rekka Ken (4), Heart Punch (4).

Chute
Air Hurricane Kick (1), Ax Kick (4), Backflip Kick (3), Forward Backflip kick (2), Double Dread Kick (4), Lightning Leg (4),Dragon Kick (5), Forward Flip Knee (3), Hurricane Kick (5), Stepping Front Kick (3), Double-Hit Kick (1).

Bloqueio

Deflecting Punch (1), Maka Wara (3), San He (3).
 
Esportes

Drunken Monkey Roll (2).

Apresamento

Hair Throw (2), Grappling Defense (4), Pin (3), Improved Pin (3).

Foco

Balance (3), Chi Kun Healing (3), Chi Push (5), Kikouken (4), Improved Fireball (5), Leech (4), Levitation (4), Regeneration (2), Zen no Mind (3), Flying Fireball (3)

Nenhum comentário:

Quais conteudos, você está mais aguardado para 2016? [ Permitido várias respostas ]