Menu Rápido

Para você, o que seria o significado de RPG ?

O que seria o significado de RPG ?

O significado de RPG é Role-playing game (em português: "jogo de interpretação de personagens"), é um tipo de jogo em que os jogadores assumem os papéis de personagens e criam narrativas colaborativamente. O progresso de um jogo se dá de acordo com um sistema de regras predeterminado, dentro das quais os jogadores podem improvisar livremente. As escolhas dos jogadores determinam a direção que o jogo irá tomar.

Os RPGs são tipicamente mais colaborativos e sociais do que competitivos. Um jogo típico une os seus participantes em um único time que se aventura como um grupo. Um RPG raramente tem ganhadores ou perdedores. Isso o torna fundamentalmente diferente de outros jogos de tabuleiro, jogos de cartas colecionáveis, esportes, ou qualquer outro tipo de jogo. Como romances ou filmes, RPGs agradam porque eles alimentam a imaginação, sem no entanto limitar o comportamento do jogador a um enredo específico.

O RPG tem seu uso amplamente incentivado pelo Ministério da Educação (MEC) como método de ensino. É usado para aguçar a cooperação mútua e o raciocínio lógico dos estudantes.

Embora não sejam obras audiovisuais, os RPGs são classificados pelo Ministério da Justiça do Brasil através do Departamento de Justiça, Classificação, Títulos e Qualificação.



Sobre: Street Fighter RPG

Street Fighter: The Storytelling Game é um jogo de RPG desenvolvido pela White Wolf em 1994 baseado na série de jogos de luta Street Fighter e publicado no Brasil pela Editora Trama (hoje Editora Melody) em 1999 nas páginas da Revista Dragão Brasil.



Histórico

Street Fighter: The Storytelling Game centrava seu cenário na incansável batalha dos jogadores contra a terrível organização do ditador paranormal M. Bison: A Shadaloo e na infindável busca pela perfeição da sua arte marcial enquanto lutador. Devido a um cancelamento de contrato entre a Editora White Wolf e a Capcom (criadora do jogo Street Fighter), o jogo saiu de linha em 1995, com poucos suplementos e sem previsão de relançamento.


No Brasil

Em 1998, a Editora Trama assinou um contrato de licenciamento com a Capcom do Brasil para publicar o jogo no país. Lançado com o nome de Street Fighter: O Jogo de RPG, o livro foi publicado em 3 fascículos na revista Dragão Especial. Como as imagens contidas no livro pertenciam a White Wolf foram substituídas por imagens oficias da Capcom e ilustrações produzidas pelas desenhistas Érica Awano e Lydia Megumi Oide. Com isso entrou em atrito com Devir Livraria (detentora dos direitos de publicação da White Wolf no Brasil) pelo fato de terem publicado um título da White Wolf sem sua permissão. No fim, a Editora Trama teve que pagar os royalties a White Wolf e não a Capcom.



Publicações Oficial

Street Fighter: The Storytelling Game (1994)




Secrets of Shadowloo (1994)




Street Fighter Storyteller's Screen (1994)



Street Fighter Player's Guide (1994)




The Perfect Warrior (1995)




Contenders (1995)






Origem do blog Instinct Alternative: 



Jogo desde 1997. Em 1999, conheci um amigo na 8º serie conhecido por seu apelido "Will Frost". Ele me apresentou o sistema da White Wolf: Vampiro "A máscara", apesar de ter conhecimento no mundo do RPG com o sistema Daemon em 1997. Logo após a virada do século, no ano de 2000, meu amigo Will me apresentou um dos grandes mestre de Street Fighter RPG de minha região, conhecido como Icorpg. Anos mais tarde em 2006 para 2007, o mestre de RPG Icorpg indica que existe um fanzine onde vários colaboradores estão contribuindo para o sistema e montaram um grupo no Yahoo Groups, conhecido como Orgulho da Arte ou O.D.A (foram publicados exatamente 22 volumes não oficiais). Eu participei do 20º O.D.A, contribuindo com dois suplementos, na época foram eles: o Estilo de luta Macun-Lele com varias manobras especiais do mesmo estilo e o antecedente: Sangue de Orochi. No final deste projeto em 2007 tivemos o fim do projeto com 22 volumes. Neste mesmo ano foi construído uma comunidade de Street Fighter RPG no Orkut, surgindo novos colaboradores e novos projetos. Entre os anos de 2007-2008, foram adaptados vários suplementos não oficiais de fãs para fãs, meus projetos foram Soldado Universal RPG, AVSP RPG, Street Of Rage RPG e seu mapa (colaboração e algumas traduções de meu amigo Phill) . Com o passar dos tempos tive novos leitores como fãs que gostaram de meus projetos e solicitando um local especifico para as antigas e novas publicações, assim em meados de 2009 decidi que era a hora de desenvolver um blog dedicado ao sistema. Com o Blogspot tive um bom campo de visão sobre as disponibilidades e ferramentas. Logo depois surgiu o Blog - Instinct Alternative, um blog como novos projetos e uma nova cara. O por que da palavra Instinct Alternative? - Simples, criar algo diferente para os novos e antigos leitores, algo mais alternativo para aqueles fãs que gostariam de novidades e suplementos com um diferencial em demonstrar o sistema em si. Blog desenvolvido de fã para fãs, com a finalidade de gerar novos suplementos não oficiais para o mundo de Street Fighter RPG, foi criado em 26 - 07 - 2009. Este consegui 45.154 acessos no primeiro mês de atividade. Site Ranking do blog de RPG, nosso blog atingiu as seguintes marcas: 1º Lugar em maio, 2º Lugar em Abril e Junho, entre os blogs que mais postaram em 2010. Destaque: sobre o artigo Despertares Volume 1, 2 e 3. Espero melhorar  cada vez mais os artigos, suplementos, estilos de luta, manobras especiais entre outros... para todos vocês! Muito obrigado pela participação de todos vocês leitores e aqueles que nos encontramos durante o surgimento do blog Instinct Alternative e depois com o passar dos anos. Abril de 2010 tivemos 72.487 acessos. Os países que mais acessam são: Brasil, Portugal, Estados Unidos, Alemanha, França, México, Itália, Rússia, Japão, Polônia. Outubro de 2011, nossa página teve 61.368 acesso. No final de 2011 o blog troca seu banner: acrescentando novos recursos em sua página atual.



Em 13/04/2012, atingimos um total de 1 Milhão de acesso em menos de 3 anos. Julho de 2012, completamos 3 anos de atividades.



2 comentários:

expert disse...

RPG, é mais que um jogo, é uma vida paralela, um local, um mundo onde a unica limitação para sua diversão é sua propria criatividade, é um palco maior que qualquer outro, você pode ser o que e em quem quiser, estravazar aquilo que mais profundo fica guardado em segredo no seu ser, sem que ninguem precise saber que é sua verdadeira vontade. O mundo do rpg é como o universo, infinito, até onde se conhece. E o melhor, é que você pode sair quando quiser e voltar ao mundo real, mas a próxima ação fica na sua mente.

Instinct Alternative disse...

Este é um o espirito de milhares ou milhões. Apenas o jogador e seu mestre, sabem o sentido do RPG em nossas vidas de player dentro de uma aventura. Muito obrigado pelo seu comentario!

Quais conteudos, você está mais aguardado para 2016? [ Permitido várias respostas ]